Logomarca Heliar

A Melhor Bateria Do Brazil

diferença entre os tipos de motor para carros

Sabemos que existem vários tipos de motor para carros, mas você sabe a diferença entre eles?

Descubra agora qual o tipo de motor ideal para suas necessidades. Quanto maior a cilindrada, mais potência o motor tem. Consequentemente, mais caro será o preço do veículo.

Motor 1.0

O motor 1.0 (1000 cilindradas) é o que possui menor potência, porém, é o que mais economiza combustível. Automóveis com esse tipo de motor são indicados para quem deseja economia, não se importa em abrir mão de potência do motor e utiliza o veículo especialmente para se deslocar dentro da cidade.

Motor 1.4

O tipo de motor 1.4 é aquele que alia economia e desempenho. Garante desempenho satisfatório quando utiliza o ar condicionado no veículo, sem que a potência dele seja comprometida. Isto já não é possível em modelos de 1000 cilindradas.

Motor 1.6

O motor de 1600 cilindradas permite que o motorista tenha melhores arranques e retomadas, menos trocas de marchas, e evita a perda de potência do veículo nas subidas. Seu consumo é mais elevado do que os motores 1.4, o que é compensado na maior agilidade.

Motor 1.8

Este tipo de motor é ideal para veículos de maior porte, que consequentemente são mais pesados, além de serem a melhor escolha para quem precisa viajar maiores distancias com bagagens pesadas. Contudo, o motor de 1800 cilindradas não é muito recomendável para veículos que costumam transitar no perímetro urbano, pois seu consumo é elevado.

Motor 2.0

Os carros movidos a motor de 2000 cilindradas estão entre os mais ágeis do mercado. Garantem alto desempenho do veículo mesmo com o ar condicionado ligado durante a subida de ladeiras e ultrapassagens. São conhecidos pelo seu elevado consumo de combustível, mas não deixam a desejar na velocidade. Estão presente em veículos esportivos, grandes, e até mesmo utilitários em suas versões especiais.

Motor Turbo

O objetivo do turbo compressor é oferecer mais potência sem aumentar o tamanho do motor. Isto é conseguido por meio de um melhor rendimento volumétrico, ou seja, o sistema consegue colocar mais ar dentro dos cilindros, onde é dividido em duas partes: a parte quente e a parte fria. Um destes rotores, o da parte quente, é ligado à saída do escapamento, enquanto o outro, chamado de compressor (parte fria), faz parte do sistema de admissão de ar. Essa tecnologia permite que motores 1.0 turbo tenham a aceleração e retomada semelhantes aos motores 1.6 normais.

Qual é o melhor?

Não existe motor melhor ou pior, o que precisa ser avaliado são as suas necessidades. Se você procura economia de combustível, não necessita de muita potência no motor, ou se gosta de carros populares, sem muitos opcionais, o motor 1.0 pode ser o ideal.

Entretanto, se você precisa de um motor mais potente, especialmente porque dirige rápido e se desloca com frequência em rodovias, o motor com 2000 cilindradas é o mais recomendado para você.

QUAL É A SUA BATERIA

ONDE COMPRAR

Encontre uma loja