Logomarca Heliar

A Melhor Bateria Do Brazil

como evitar aquaplanagem

Há muitos perigos escondidos nas pistas nesta época do ano. Junto com o verão, temos o aumento das chuvas, que possibilitam casos constantes de aquaplanagem. É sempre bom lembrar que a via molhada é propícia para que o veículo perca o contato com o solo, mantendo-se “flutuando“, que acontece pela impossibilidade dos sulcos do pneu fazerem a drenagem de toda essa água na pista. Esse fenômeno se chama "aquaplanagem" e com ele o perigo aumenta, pois o condutor pode perder o controle do carro, derrapar na pista e provocar acidentes.

Para evitar problemas com a aquaplanagem, lembre-se sempre de nunca rodar com pneus carecas, porque eles aumentam gradativamente o risco de algum acidente ocorrer. Um ponto importante: além de ser proibido aumentar a velocidade na pista em dias chuvosos, o ideal é diminuir e andar de acordo com tráfego.

Mas, se houver problema e por algum motivo você passar do limite, em hipótese alguma pise no freio. A melhor opção quando ocorre a aquaplanagem é colocar uma marcha pesada, assimilado a diminuição da velocidade aos sulcos dos pneus, que começarão a “cortar“ a água e voltar a ter contato com o solo, gerando controle sobre o veículo e, assim, fazendo um fretamento seguro. Uma dica essencial de precaução é manter seus pneus com a pressão certa. Faça sempre a verificação da pressão, e dirija por você e pelos outros. A direção defensiva é sempre a melhor opção, com ou sem chuva.

Compartilhe com seus amigos, e continue acompanhando nossas dicas.

QUAL É A SUA BATERIA

ONDE COMPRAR

Encontre uma loja