Logomarca Heliar

A Melhor Bateria Do Brazil

descubra qual o capacete ideal para você

Um bom capacete vai além do visual e do preço. Atente-se à qualidade do material e o formato certo para cada tipo de motocicleta, já que talvez você esteja utilizando o acessório menos indicado para seu tipo de moto. Lembre-se que o capacete deve sempre ficar justo à cabeça, então evite usar capacetes folgados.

Existem diversos tamanhos de capacetes. Veja abaixo a classificação e meça a circunferência de sua cabeça, para definir qual tamanho é o correto para você:
XS: 53-54
S: 55-56
M: 57-58
L: 59-60
XL: 61-62
XXL: 63-64

A maneira mais correta de efetuar a medida é passando pela ponta da orelha para e pela sobrancelha até a outra ponta da orelha.
Os modelos, marcas, tipos, cores, estilos e estampas são variados. Mas existe o capacete certo para cada situação vivida por você. Para não ter erro, veja a lista abaixo:

Capacete on-road: de acordo com um estudo feito pela Escola Paulista de Medicina, 68% das lesões graves com motociclistas são na cabeça, e um capacete bom pode ser a diferença entre a vida e a morte, sem contar que ele é obrigatório no país. Se você não sabe, existem três tipos de equipamentos nessa categoria: aberto, fechado ou integral e articulado ou escamoteável.

Aberto:
indicado para os motociclistas que gostam de realizar passeios urbanos, mesmo sendo mais moderno e prático, não é o mais seguro, pois esse modelo não protege o rosto do motociclista. Se você escolher essa opção, saiba que é obrigatório usar óculos especiais, para proteger os olhos.

Integral ou fechado:
o modelo mais indicado e seguro, além proteger de acidentes, impede que a poluição seja inalada o tempo todo. Cuidado se for aderir capacetes com viseira fumê, porque esses tipos de capacetes só podem ser usados de dia, pois a cor prejudica a visibilidade durante a noite.

Articulado ou escamoteável:
um dos capacetes mais pesados, mas também misto, por possuir viseira móvel, que pode ser levantada, garante mais comodidade para o piloto, que precisa verificar placas ou conversar em seu.

Capacete off-road: o mais indicado para praticantes de enduro, motocross, rally, trilhas ou freestyle. O principal diferencial desse capacete é a queixeira alongada, que dá proteção extra para o piloto se ele cair. Isso sem contar as abas especiais que protegem os olhos da luz do sol e garantem o conforto da pessoa, mas é indispensável o uso dos óculos de proteção.

Tipos de material

A maioria dos equipamentos é feita de plástico injetado ou composto de fibras sintéticas. Conhecido como o efeito mola, que absorve menos impacto, vale lembrar que neste caso, se o capacete bate no chão, ele pode quicar várias vezes. Já capacetes feitos de fibra de vidro, de carbono, entre outros materiais semelhantes, além de serem fabricados em menor escala, oferecem excelente capacidade de absorção de impacto, pois o material se reconstitui mais rápido do que o plástico.

Fecho

O essencial é que a cinta jugular fique bem afivelada e com a tira encostando no pescoço, sem nenhuma folga, para evitar que o capacete possa sair em algum acidente. Existe a cinta jugular com sistema de engato, que é o mais prático, mas pode sofrer um certo desgaste e pode abrir em um acidente. Já o fecho com anel duplo é mais trabalhoso para fechar e abrir, mas bem mais seguro. Fica ao seu critério escolher o melhor para o dia a dia.

Gostou? Tem mais! Adote alguns pontos importantes antes de comprar um novo capacete:
− Verifique se o capacete possui o certificado do INMETRO, para garantir sua total segurança;
− Opte pelos capacetes com forros e confeccionados com materiais antialérgicos;
− A visão periférica não deve ter nenhuma interferência no capacete, certifique-se de que a viseira permite a máxima visão;
− Um bom sistema de ventilação deve ser um foco importante. Além de garantir uma boa aerodinâmica, mantém o ar renovado em seu interior e evita que a viseira fique embaçada;
− Cores brilhantes no capacete ajudam a dar mais visibilidade para os outros condutores, consequentemente aumentando a segurança de quem pilota.
Mantenha sua segurança sempre em primeiro lugar. E compartilhe essas dicas com seus amigos!

Fonte: http://www.moto.com.br/motodicas/conteudo/saiba-como-escolher-um-capacete-ideal-para-voce-67932.html

QUAL É A SUA BATERIA

ONDE COMPRAR

Encontre uma loja