Logomarca Heliar

A Melhor Bateria Do Brazil

dicas de como dirigir com segurança na chuva

Ser surpreendido por pancadas de chuva pelo caminho faz parte, ainda mais quando elas vêm acompanhadas por neblina só para dificultar ainda mais a vida de quem está no volante. Sem contar o incômodo das quedas d’água caindo no para-brisa que dificultam a visibilidade, a baixa aderência da pista, os riscos de derrapar ou passar por buracos cobertos pela água. Não é à toa, que nos dias de chuva, o trânsito que já é um caos diário – triplica e os acidentes também aumentam. Por isso, os cuidados para dirigir devem ser redobrados para garantir mais segurança e tranquilidade ao se deparar com essas situações. Pensando nisso, separamos algumas dicas:

- Se já é importante manter a distância do veículo à frente em dias secos, em dias de chuva o motorista necessita de mais de espaço para frear, uma vez que a pista tende a ficar mais escorregadia e com menos aderência.

- Mantenha o farol baixo ligado, pois melhora a visualização dos veículos, ainda mais se houver neblina.

- Em caso de neblina, não é recomendado usar o farol alto devido o reflexo de luz que pode ofuscar a visão dos demais motoristas.

- Evite o uso do pisca-alerta com o veículo em movimento, pois pode confundir os demais motoristas passando a sensação de que o carro está parado.

- Para prevenir os riscos de aquaplanagem, verifique se os pneus estão em bom estado, se a calibragem, alinhamento e balanceamento das rodas estão em dia. Se mesmo com todos esses cuidados, aquaplanar, mantenha a calma e retire o pé do acelerador, não pise nos freios e nem vire a direção até que os pneus voltem a entrar em contato com a pista.

- Já para os motociclistas, o recomendado é evitar enfrentar a chuva e esperar em algum lugar seguro. Caso não seja possível, é muito importante que o motociclista esteja equipado com os itens indispensáveis: utilizando capacete com viseira adequada, capa de chuva, jaqueta com proteções, além de luvas e botas.

- Dirija mais devagar, respeitando a velocidade da via, se necessário diminua mais.

- Verifique o estado dos limpadores, para evitar que eles rachem ou percam a vedação e você descubra só quando mais precisar.

- Mantenha sempre as duas mãos na direção, pois com pista molhada fica mais fácil de ter mais controle sobre o carro.

Dirija sempre com cuidado, afinal, a sua segurança deve estar sempre em primeiro lugar.

QUAL É A SUA BATERIA

ONDE COMPRAR

Encontre uma loja