Logomarca Heliar

A Melhor Bateria Do Brazil

o projeto cinesolar, em parceria com as baterias freedom by heliar, realizam sessões gratuitas de cinema itinerante

As baterias estacionárias Freedom by Heliar® estão propiciando que diversas cidades recebam sessões de cinema gratuitas. Uma van equipada com placas solares possui um sistema que possibilita converter a luz do sol em energia elétrica. As seis baterias instaladas no veículo garantem o armazenamento dessa energia para as exibições dos filmes. A marca Heliar é parceira do projeto Cinesolar desde 2013 e fornece as baterias de forma gratuita. O projeto, realizado pela produtora cultural Brazucah, permanece no interior de São Paulo até o final de março. Depois segue para o Rio Grande do Norte.

“As baterias são fundamentais no nosso sistema fotovoltaico, pois o armazenamento da nossa energia se concentra nelas”, explica Cynthia Alário, idealizadora e coordenadora do projeto. As baterias estacionárias Freedom by Heliar® são utilizadas no sistema de back-up de energia, também comumente conhecido como “sistema nobreak”. As baterias são todas certificadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

O Cinesolar utiliza energia limpa e renovável para exibições de filmes, unindo arte, cinema e sustentabilidade. No interior do veículo, há cem assentos para o público, telão com metragem de 200 polegadas, sistema de projeção e som, e até um estúdio de gravação. Quando chegam às cidades, tudo é retirado da van e o cinema é montado em lugares como praças públicas e quadras esportivas.

Por meio do sistema que utiliza as baterias, foram economizados mais de 2.442.400 watts de energia elétrica desde 2013, equivalentes a cerca de 7 mil horas de uma geladeira ligada sem interrupções. “Além de realizar sessões sustentáveis, as temáticas dos filmes trazem a sustentabilidade à tona, com foco em três eixos: social, econômico e ambiental”, diz Cynthia.

O Gerente de Marketing da Heliar, César Cotillo, destaca que faz parte da filosofia da empresa apoiar iniciativas que promovam o uso de energia limpa e sustentável. “Para nós é um grande prazer fazer parte deste projeto, pois acreditamos ser de extrema importância levar a mensagem da sustentabilidade às comunidades. Aliado a isso está a questão da democratização ao acesso à arte do cinema”, afirma.

Cidades contempladas

A van passará pelas cidades paulistas de Jaboticabal (21), Itápolis (22) e Dobrada (23), com a exibição da animação Zootopia e curtas-metragens. No dia 27 inicia uma nova etapa no Rio Grande do Norte, nas cidades de São Miguel do Gostoso (27, 28 e 29 de março), Serra do Mel (01, 02, 03 e 04 de abril) e Areia Branca (05 e 06), com o patrocínio da Voltalia.

As sessões em São Paulo fazem parte do Circuito CPFL, programa de abrangência nacional do Instituto CPFL, que até o final de 2019 passará por mais de cem cidades de sete Estados do País, levando ao público sessões de cinema, projetos de incentivo à leitura, corridas, passeios ciclísticos e ações sociais.

Mais de 900 sessões de cinema

O circuito tem o patrocínio da CPFL Energia através do ProAC por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Governo do Estado de São Paulo e também por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Voltalia e realização da Brazucah Produções, Ministério da Cidadania e Governo Federal.

Desde 2013, o Cinesolar já realizou cerca de 900 sessões de cinema em 345 cidades de todo o País, chegando a reunir 160 mil pessoas, além de 305 oficinemas, com um total de cerca de 9 mil participantes.

QUAL É A SUA BATERIA

ONDE COMPRAR

Encontre uma loja