Logomarca Heliar

A Melhor Bateria Do Brazil

heliar orienta que letras e números garantem bateria correta da reposição

Empresa considera importante conferir as características de bateria a ser instalada para evitar problemas no sistema elétrico do veículo

Responsável pelo funcionamento do motor do veículo e de todo o seu sistema elétrico, a bateria possui uma série de letras e números na sua etiqueta que a maioria dos consumidores desconhece. São números e letras que devem ser conferidos no momento de substituição do produto, por refletir as suas características, como a capacidade de energia para as partidas, reserva de capacidade, posição dos pólos para fixação, entre outros.

De acordo com Marcos Randazzo, engenheiro de aplicações da Heliar - ao adquirir uma nova bateria o proprietário do veículo deve conferir se o novo produto possui as mesmas características do modelo original, assim continuará atendendo a demanda elétrica do veículo.

Ah - Ampère/hora

O primeiro cuidado é com a capacidade da bateria. Ampère/hora é a medida, conferida em laboratório, da capacidade de armazenamento elétrico que a bateria é capaz de proporcionar em descarga, nas partidas e na alimentação do sistema elétrico.

Este teste é regulamentado como teste do C20, e define que uma bateria plenamente carregada deve ser descarregada com uma corrente constante durante 20 horas até atingir uma tensão final de 10,5 V. Se durante este tempo a bateria descarregar somente o equivalente a sua capacidade total dividida por 20, é porque ela comprovadamente tem a capacidade de Ampère/hora que o fabricante informa ter. Exemplo: uma bateria de 60ª poderá durante 20 horas descarregar no máximo 3 ampères por hora.

CCA - Corrente de arranque a frio

O CCA (Cold Cranking Ampère - Corrente de Arranque a Frio) é um importante complemento na observação das características do produto. O CCA indica a corrente máxima que a bateria pode fornecer na partida, principal função do produto no veículo. Quanto maior for o CCA, melhor será o desempenho da bateria.

O teste de CCA é regulamentado pela norma internacional SAE J537 e determina a corrente elétrica fornecida pela bateria durante 30 segundos, mantendo a tensão final maior ou igual a 7,2 Volts, à temperatura de -18 ºC (Celsius) ou 0 ºF (Fahrenheit). A Heliar apresenta o resultado do teste de CCA em seus produtos porque possui condições tecnológicas para atender a todas as especificações desta norma. A atenção do consumidor deve ser grande com este valor porque baterias de mesma amperagem podem ter CCA diferentes. Esta diferença impacta na performance e vida útil da bateria. Exemplo a bateria A tem 60 Ah e 375 de CCA e a bateria B tem os mesmos 60 Ah, mas tem 475 de CCA. Com isso podemos afirmar que as baterias têm a mesma aplicação, mas a bateria B é superior e provavelmente terá uma performance e vida útil maior.

CA - Corrente de arranque

Outra característica da bateria é o CA (Cranking Ampère ou Corrente de Arranque). O CA ainda é um teste sem norma regulamentada, que mede a corrente da bateria à temperatura de 25 ºC. A Heliar também mostra este valor na sua etiqueta para que o consumidor possa compará-la com outros produtos que só apresentam este valor e não apresentam a indicação do CCA.

O CA não pode ser comparado com o CCA.

RC - Reserva de capacidade

O RC, também exposto nos rótulos, é o teste para determinar o tempo (em minutos) que uma bateria plenamente carregada pode fornecer 25 Ampères até uma tensão final de 10,5Volts. Este teste simula o tempo que a bateria poderá alimentar os acessórios de um veículo se alternador deixar de funcionar por algum defeito.

Há outros números e letras no idioma das baterias, que se diferenciam de acordo com a marca do produto. Nas baterias Heliar, a identificação SL65DD 12 V 65 Ah, por exemplo, representa o seguinte:

SL - Código da marca Heliar;

65 - (Valor de Ampère/hora), medido pelo teste de C20

DD - (O primeiro D corresponde ao Modelo da caixa e o segundo D a Polaridade - polo positivo à direita);

DE - (O primeiro D corresponde ao Modelo da caixa e o segundo D a

Polaridade - polo positivo à esquerda);

12 V - (Tensão nominal);

QUAL É A SUA BATERIA

ONDE COMPRAR

Encontre uma loja